Na verdade o que me pegou agora nesta noite de domingo é a forma como são tratadas as informações que chegam aos brasileiros pelos canais abertos, como por exemplo as rivais Record e Globo.
As duas emissoras tem seus respectivos programas dominicais o Domingo Espetacular e o Fantástico, sobre o primeiro reparei que existe alguns conteúdos totalmente descartáveis, sem qualquer teor informativo para uma "vida melhor", mas até ai temos o E! na tv a cabo, mas em todas as notícias nota-se o tal do sensacionalismo, mas também tudo bem, porque quem assiste não deve nem perceber isso ou nem deve saber o que é. Mas o que achei totalmente errado foi ver citações de outros meios de comunicações, como sites, serem tratados como "ESTE SITE". Ok...MAS QUE SITE? Gente, as pessoas se esforçam para fazer um bom trabalho e vem um programa e fala "ESTE SITE"???? É desrespeito na minha opinião. E não custa muito tempo para fazer a citação correta "DE ACORDO COM O SITE X...".
Enfim, é hora da propaganda então mudo de canal e vou para a Rede Globo, a maior emissora da AMERICA LATINA, e está passando a matéria sobre sa sacolas plásticas, que até o dia 24/1/2012 eram distribuídas gratuitamente nos mercados. Era uma reportagem que queria assistir. Quando termino de receber todo o conteúdo transmitido fico pasma e puta da vida.
O negócio é seguinte as sacolas plásticas prejudicam o meio ambiente e por causa disso elas foram retiradas de circulação,em termos, porque agora as pessoas têm que pagar por elas quando forem ao mercado e não tiverem como carregar suas compras. E o que me irritou de fato é que isso não resolve praticamente em nada. Vou tomar de exemplo meu próprio caso, eu não sei quando vou ao mercado, não sei mesmo. Quando eu estou afim de alguma besteira como bolacha, coca, sei lá, qualquer coisa, EU NÃO CARREGO NADA PARA CARREGAR...então com essa mudança terei que sempre gastar R$ 0,19 para comprar cada saco. e para mim, isso é um ABSURDO não porque eu não tenho dinheiro, mas pelo fato de os caras aqui no Brasil serem tão mercenários e abusivos, que querem explorar os consumidores. Eu concordo plenamente em tirar de uma vez todos os produtos plásticos como esses sacos e as garrafas pets, mas PELO AMOR que elas sejam substituídas por algo que beneficie à todos e não só aqueles que receberão ainda mais lucros em cima dos cidadães. Um exemplo: Sacolas de Papel, é mais barato e não prejudica o meio ambiente.
Mas com essa história toda eu me pergunto e os sacos de pão? Muitos mercados implantaram o saco plástico como opção o carregamento dos pães, sendo que antes eram carregados pelos tais SACOS DE PAPEL!
Voltando para a notícia da Globo, os caras resolveram passar várias dicas de como A VIDA É MUITO MAIS FELIZ SEM AS SACOLAS PLASTICAS. Acredito como uma emissora grande e um dos principais meios de comunicação a Rede Globo deveria mostrar o absurdo que foi imposto para os consumidores.
É claro que eu sei que minha função de jornalista é pegar um assunto e me perguntar "E AI COMO EU VOU ABORDAR ESSE ASSUNTO? O QUE VOU QUERER ENFATIZAR? QUAL É O PÚBLICO? E MOSTRAREI O PONTO POSITIVO OU NEGATIVO?", enfim eu tenho noção que o jornalismo tem isso, mas é difícil ver como algumas coisas é para tentar enganar as pessoas. Mas assim é mostrar que não tem nada de mal nessa mudança no cotidiano da população ao fazer compras.